sábado, 18 de outubro de 2014

"VÍRUS BULLYNG"


Preconceitos: racial ( branco x preto), por gênero (homem x mulher), social (rico x pobre), homofobia (orientação sexual), deficientes, estética corporal (gordo x magro, grande x pequeno), idade ( jovem x velho), aparência ( bonito x feio), religião, aqui esta a origem do bullying, das discussões, das brigas, das guerras, da extinção humana.



A origem de todas estas diferenças, está, de fato, na forma como somos levados a pensar desde pequenos, com o ensinamento de dogmas, por nossos pais, professores, sociedade,´etc.
Na teoria da origem do ser humano, seja ela explicada pela Ciência ou Religião, sempre temos o surgimento do "humano", sem adjetivos (homem ou mulher, preto ou branco, rico ou pobre, heterossexual ou homossexual, etc), portanto por que norteamos nossa existência na segregação, ou seja, diferenciar, o que teve a mesma origem, que vai ter o mesmo fim, e tem a mesma missão básica na sua existência (estar vivo e ser feliz)?
Muito simples, somente para organização do que é conhecido. Até o século XVIII, seres existentes no universo, eram divididos em três grupos: animal, vegetal e mineral. Porém com o avanço do conhecimento e necessidade de organização, passamos a diferenciar cada vez mais, tudo que existe, e no caso do ser humano, reforçou-se o uso da adjetivação. Eis que surge um terrível vírus chamado Preconceito, que não tem vacina e nem cura, provoca a morte da evolução do ser humano, levando-o a extinção, enquanto ser vivo na terra, como tantos outros, por exemplo, os Dinossauros.


Mas, existe um tratamento preventivo para o  "Vírus Preconceito", Devemos passar, imediatamente, a ver os outros seres humanos, como o somos, iguais uns aos outros, sem nenhum adjetivo.E, para fazermos isto, basta lembrarmos que somos todos humanos, e que algumas diferenças que se apresentam, homem x mulher, branco x preto,  etc, nada mais são que características individuais para proporcionar a todos nós a possibilidade de evolução, como seres, e só. É a partir destas diferenças individuais, que aprendemos o que de fato nos faz humanos, ou não.
Temos que ver estas diferenças, como evolução de nossa especie, e não mais como justificativa para nossos medos. Todos os seres humanos, tenha a característica individual que for, tem a mesma BASE HUMANA, um ser maravilhoso, complexo, capaz de realizar e aprender muitas coisas, e com capacidade de ter os mais nobres sentimentos, como amor e respeito,
Precisamos retomar o legado da evolução de nossa espécie, caso contrário seremos extintos. E, isto ocorrerá através da nossa mudança de olhar  nossas diferenças individuais, como possibilidades e não como ameaças.
Dessa forma, começamos, simplesmente, lembrando algumas definições e seu real significado:

  • Raça - conceito que caracteriza diferentes populações de uma mesma espécie;
  • Gênero - agrupamento de organismos vivos formando uma espécie com características morfológicas e funcionais iguais.
  • Diferença Social - caracterização mutável, das condições matérias, que cada um possui.
  • Homofobia - medo de admitir que o bem estar físico e mental causado pelo orgasmo ou prazer, pode ser alcançado, tanto por indivíduos de gênero igual ou diferente, e que de fato, a única diferença é a possibilidade de procriação.
  • Deficiente - termo usado na definição da ausência ou disfunção de estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica de um individuo.
  • Estética corporal - padrões de beleza estabelecidos por nós;
  • Idade - processo natural de diminuição orgânica e funcional, que ocorre, inevitavelmente, com o passar do tempo,
  • Aparência - padrões pré estabelecidos, podem ser bastante variáveis;
  • Religião - conjunto de princípios, crenças e praticas, que acreditamos levar-nos a superar o sofrimento e possibilitando-nos a alcançar a felicidade.
Passando a divulgarmos o que de fato significa cada um destes dogmas, podemos prevenir e tornar extinto o Vírus Preconceito, recentemente renomeado de Vírus Bullying.


Então vamos lá, a preservação da Espécie Humana, só depende de nós,,,Ops!!! Mas nós somos humanos, e corremos risco de extinção, preciso correr para mudar estes pequenos equívocos que se transformaram em um vírus tão poderoso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário