terça-feira, 30 de setembro de 2014

Capitalismo, vilão de nossa evolução



Ouvi um economista dizendo a seguinte frase: "O Capitalismo esta deixando de ser elitista.,,".
Era à noite, e nesse dia não dormi, pensando... então surgiu a seguinte cena em meus pensamentos:



Isso mesmo, o capitalismo é um redemoinho que nos deixa hipnotizados. Portanto o capitalismo, nunca deixará de ser elitista, afinal quem tem um pouco, sempre vai querer mais, e quem tem mais, vai conseguir ter mais com mais facilidade. 
O uso exagerado do "mais" foi proposital, porque se pararmos para observar é raríssimo conhecer pessoas que não vivam por este "mais". Tentamos negar, mas vivemos rodeados por estímulos, e estímulos e estímulos ao "mais".
Como podemos pensar que o capitalismo vai um dia deixar de ser elitista, se o ponto máximo dele é ser da Elite.
Quando a humanidade surgiu na Terra, conseguíamos as coisas a partir de trocas, porém o caminho da humanidade foi exigindo que tivéssemos. não só o que nos é essencial, mas também o que nos dê prazer, de ter ou de mostrar aos outros...então a troca de trabalho ou objetos ou alimentos, ficou pouco para nossas necessidades, surgi a moeda...que foi usada até como pagamento da traição do Cristo.
A moeda corrompe? 
Não o ser humano é que substituiu os valores pelo preço...
E isto é a base do capitalismo...consumir ou pilhar...e assim ele nunca vai deixar de ser elitista, porque raros são os que estão na base da piramide e chegaram ao seu pico.
O assistencialismo não acaba com o elitismo do capitalismo. Talvez se houvesse mais respeito e valorização individual, acabaria com o elitismo, tipo "admirável mundo novo", não sei, teria que haver  uma grande evolução da humanidade.
De repente me deparo com varias pessoas que são exemplos de ter saído da base e chegado ao pico da piramide elitista, e então, observo a forma como fizeram isto e comparo a proporção. Não dá para dizer que esta um ocorrendo uma mudança no capitalismo, porque a proporção é pequena diante da maioria e a forma, na maioria das vezes é duvidosa.
Faça uma comparação de salários e benefícios, que entenderemos bem o elitismo do capitalismo. 
O capitalismo promove o elitismo porque valoriza o poder econômico e não o individuo, e isso não se resolve com assistencialismo, mas sim com uma mudança significativa dos valores humanos. É voltarmos ao caminho da evolução, que perdemos, lembrarmos que somos uma única espécie, que cada um de nós temos nossas habilidades e importância no conjunto de todos, de forma igualitária e portanto temos direito  á todos os benefícios.
Utopia, talvez, mas se pensarmos na forma básica de nossas necessidades, passa a ser possível.
Nos perdemos no caminho, precisamos retomar nossa evolução como espécie, e lembrar, que apesar de vivermos num mundo material, a única coisa que certo no fim dessa existência na matéria, é o etério acrescido de sua evolução a partir da felicidade, da solidariedade e da "humanidade", esta sim é a grande função da matéria. Usá-la como meio para atingir o objetivo principal, a evolução da espécie, através do aprendizado pelo caminho do bem comum, e não o pilar, moedas ou bens, que não serão levados para nosso próximo estágio de existência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário